domingo, 7 de fevereiro de 2010

Experiências

Assim que entrei no ensino médio já tinha a clarividência do curso que gostaria de fazer. É óbvio que primeiramente esta escolha não foi tão conclusiva, mas após algumas desistências, acabei optando por fazer aquilo que sempre quis: jornalismo.
Quando entrei na faculdade, bateu aquela insegurança. Não sabia, e acho que continuo sem saber, como é a lógica do mercado - se é que existe lógica ou mercado. No fundo, sempre soube que gostaria de trabalhar na redação de uma emissora de TV. Não esperava, definitivamente, que a oportunidade viesse ainda na faculdade. Procurei, e posso dizer que com vontade, arrumar um estágio assim que fui liberado, já que no curso de jornalismo só é possível fazer estágio após o 6º período. E foi ótimo que não comecei antes, acho que teria passado muita vergonha. Agora, entrando no sétimo, estando prestes a me formar, já passo por situações constrangedoras, imagino se tivesse começado no quarto, como eu queria; melhor nem pensar. Enfim, neste momento, sou estagiário da TV Brasil Central, afiliada goiana da TV Cultura, e apesar dos pesares, estou adorando a experiência.
Poder colocar em prática aquilo que te ensinaram na faculdade é muito bom. E, antes de entrar na TV, tive uma tentativa frustrada de trabalhar em uma agência de comunicação – na verdade, de propaganda -. Está certo que Jornalismo e Publicidade têm pontos em comuns, mas ao comparar o estágio na agência e agora na TV, tenho certeza que minha praia é o jornalismo. Mas, definitivamente, não esperava que essa oportunidade aparecesse assim, tão cedo. Mas, ainda bem que veio, e estou curtindo muito. Até porque o meu contrato é só de seis meses e vai passar rápido. Sem perceber, já se foi um mês.
Por agora, estou na produção, em breve vou passar pela reportagem – apreensivo – e na seqüência pela edição.
Na verdade, quero aprender bastante, pois é a oportunidade que tenho para isso. Volto naquela história de que ao formar, eu seria um desastre se entrasse em uma redação sem passar por um estágio. Pois ali, como estagiário, se vive na prática a teoria que se aprende no curso de jornalismo. E definitivamente, estagiar na TV tem me dado a oportunidade de conhecer muita gente importante da área. Está sendo, na verdade, a concretização do que planejei nos primeiros anos da faculdade. E tenho certeza, muitos gostariam de também ter essa oportunidade. Portanto, quem quer de verdade, merece tê-la. Mas as coisas não são tão fáceis como parecem. O conjunto de atitudes que se tem é que proporciona o que se quer conquistar. Por isso, ao ser perguntado outro dia, via twitter, o que fazer para conseguir um estágio na Agecom – Agência Goiana de Comunicação – respondi: Estude, corra atrás e não espere que nada apareça por acaso. E é verdade, para conseguir as coisas a gente tem que lutar e fazer. Se eu tivesse me esquivado de fazer o que queria, jamais teria a oportunidade que estou tendo agora.
Como será o futuro, realmente eu não sei. Mas lógico, espero que seja cheio de muitas realizações. Espero também que meus objetivos sejam conquistados. Neste momento, estou tendo uma prévia de como é bom trabalhar em algo que gosto e que escolhi como profissão para o resto da vida. Já que o futuro, a Deus pertence!

Nenhum comentário: