domingo, 12 de dezembro de 2010

Abertura do Goiânia Noise é marcada por bandas reunidas



Os shows reuniram nomes conhecidos no cenário da música independente

Texto: Vinícius Araújo
Edição: Viviane Maia
Fotos: Júlia Lins e Tony Oliveira

Começou nesta quarta-feira, dia 17 de novembro, a 16ª edição do Goiânia Noise Festival. O evento já é considerado pela imprensa especializada como um dos principais de música independente da América Latina. Em nível nacional, ele se desponta também como um dos melhores.

Neste ano, o festival tem repercutido positivamente pela programação caprichada, que vai receber, entre outras atrações, o pernambucano Otto, a carioca Nina Becker e o baiano Gilberto Gil. O ex-Ministro da Cultura se apresenta ao lado dos músicos da elogiada Macaco Bong, no próximo domingo, dia 21, no Campus Samambaia da UFG.

Segundo Leonardo Razuk, um dos sócios da Mostro Discos e organizador do festival, na hora de formular a programação, é levado em consideração a mistura de estilos musicais para que a diversidade seja mais um atrativo do evento. “Se nós já temos, por exemplo, algumas bandas de hardcore, nós buscamos um equilíbrio de estilos convidando outras que fazem um som mais indie, folk”, explica.

O Goiânia Noise mais uma vez integra também a junção de eventos do Brasil Central Music. A Conferência, que está em sua terceira edição, é uma iniciativa do Comitê Gestor do Projeto Economia Criativa da Música, apoiado pelo Sebrae-GO.

Entre os eventos musicais do projeto estão ainda os festivais Release Alternativo, Pé Rachado, Goyaz Festival e Música no Campus. Além dos shows, a ação engloba outras atividades, como palestras, oficinas e debates.

“O Sebrae já trabalhava com a iniciativa cultural aqui em Goiás, só que as atividades eram mais direcionadas à produção cinematográfica, até que se percebeu que o segmento musical no Estado era mais forte e organizado. A resposta foi positiva, tanto que a proposta já começa a se disseminar por outros estados do país”, acrescenta Leonardo Razuk.

Compacto

No primeiro dia de atrações do Goiânia Noise no Martim Cererê, o show ficou por conta de uma mistura bem renomada. Dentro do Compacto Petrobras, título da noite de quarta-feira, foram realizados shows inéditos que proporcionaram uma mistura bem diversificada entre nomes já consagrados no cenário da música independente brasileira.

O primeiro show da noite, por exemplo, foi composto por duas conhecidas bandas goianas. A mistura do Gloom e de Diego de Moraes e O Sindicato trouxe a força da música goiana logo na abertura do evento.

O misto Sindigloom, como denominou Diego de Moraes durante a apresentação, é formado pelas principais representantes locais de um estilo que nacionalmente é conhecido pelo sucesso de bandas muito elogiadas, como Los Hermanos, Móveis Coloniais de Acaju e Vanguart.

Além da boa mistura de folk rock com elementos musicais bem brasileiros, o show trouxe a energia de um repertório misto de composições das duas bandas. Apesar do ritmo tímido do público presente, a apresentação deve ficar marcada na história do festival. E olha que o Noise só estava começando!

Nenhum comentário: