domingo, 12 de dezembro de 2010

Cronômetro

Contagem regressiva para o fim de uma das etapas mais importantes da minha vida. Aos poucos a faculdade vai ficando apenas na lembrança. O último trabalho já foi entregue, o último seminário e a última prova já foram realizados. Entretanto, o que mais me deixa encabulado é o velho temor em não ser mais o futuro do país e me tornar um problema social. Apesar da corrente de otimismo que me cerca, tenho lá minhas dúvidas em relação ao futuro – incerto – que o jornalismo me proporcionará. Tento respirar fundo e me guiar pelo mantra que diz: “tudo vai dar certo!” Embora meu inconsciente teime em não acreditar nessa premissa.

Até o momento, muito do que eu planejava acabou se concretizando durante a minha passagem pelo curso de jornalismo. Primeiro veio o estágio na televisão, depois na rádio e por último na Agência Experimental de Comunicação Integrada da Instituição pela qual estou me formando. Por esse início de trajetória relativamente bem-sucedido, acabo refletindo, para muitos, uma imagem – talvez esperança - de sucesso profissional. Não falo isso por me achar, mas muitos não tiveram a oportunidade de deixar seus empregos de lado para se aventurar num estágio – mal remunerado - de jornalismo.

Mas, só de pensar na possibilidade de ter que deixar minha vida atual, com dois estágios, faculdade, curso de inglês, monografia, para voltar à calmaria de antes, já me deixo tomar pela tensão. O momento é, definitivamente, de incertezas. Porém, acredito que esse tempo de transição é também a oportunidade ideal para pensar nos rumos que pretendo seguir e planejar o que quero alcançar. Sobretudo, esse é o tempo de suprir as lacunas que me restaram como aspirante a jornalista. Como não me resta mais nada a não ser pegar o currículo e espalhar por aí – já que o primeiro emprego, de fato, não cairá dos céus -, vou me concentrar nesse processo de transformação e amadurecimento.

Um comentário:

João Damasio disse...

"A vaca leiteira do sustento é retirada e proporcionará o desfecho solucionador"

Ainda antes da metade do período de graduação, já reflito como será angustiante o desenlace. E de que forma conviverei com o momento pós-tempestuoso.

Mas não se preocupe. Como no dito religioso, "quando o servidor está pronto, o trabalho aparece". Você tem grandes talentos e sua experiência e talento nos vários meios/plataformas destacam e facilitam seu caminho.

Período de mudanças... mas não faça com que seja de completa transição. Os amigos continuam. As vocações e estímulos também. Há pós-graduação, mestrado, doutorado... especializações variadas. Muitas oportunidades que não são de mais ninguém, só suas. As que estão ai e as que surgirão.

Apareça sempre que puder! Tamu junto!